Toxina botulínica – Botox

O uso da toxina botulíca vem sem sendo cada vez mais difundido. Varias indicações e aplicações médicas estão sendo desenvolvidas. Especificamente na Cirurgia Plástica, sua utilizaçãoé voltada para o tratamento de ‘rugas’ de expressão na região frontal (testa),glabelar (acima do nariz) e “pés de galinha” ( ao redor dos olhos )

A toxina botulínica tipo A (Botox) é um complexo de proteínas usado parabloquear a liberação pelas células nervosas de uma substância chamadaacetilcolina, o qual sinaliza a contração muscular. Essa toxina liga-se com oaxônio terminal colinérgico, bloqueando a liberação de acetilcolina pelosterminais nervosos na junção neuromuscular. Ao interferir seletivamente com acapacidade de contração dos músculos, as linhas de expressão são suavizadas.

A toxina botulínica é aplicada diretamente no músculo responsável pela formaçãoda linha ou ruga de expressão, causando seu relaxamento temporário e conferindo ao rosto uma aparência mais jovem.Sua indicação é principalmente preventiva. Atenuamos as rugas dinamicas antes que evoluam para rugas estaticas ( que t§em um tratamento mais dificil).  A aplicação é realizada no consultório médico, por meio de poucas injeções da toxina nas rugas, a recuperação é imediata e o efeito dura de 4 a 6 meses.

Associada aos preenchedores de acido hialuronico e aos tratamentos de pele tem retardado bastante a indicação de ritidoplastia ( plastica de face ).